terça-feira, 30 de novembro de 2010
Padre Djacy denuncia calamidade pública no Sertão

Djacy pediu sensibilidade do Governo do Estado para resolver a grave situação e solicitou o envio imediato de carros pipa para socorrer a população lastrense. “Sou testemunha ocular dessa realidade de sede que passa os meus paroquianos. Não dá mais para esperar”, frisou.
Situação difícil
O religioso informou que na comunidade de Várzea de Cima, onde residem 95 pessoas, estão gastando cerca de duas horas para pegar água em um açude que fica localizado no Rio Grande do Norte.
“Algumas pessoas da localidade me falaram que não há caminho para esse açude, pois elas têm que sair de casa às 4 horas da madrugada, para conseguir chegar ao reservatório de água”, complementou o padre.
Paraíba Já com Diário do Sertão
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Crônica: Tráfico de drogas, inundações, filhos mal criados: tudo é culpa minha
Ádney (Nego)
O jornal televisivo acusava a segurança pública pela guerra no comando do tráfico de uma favela. A comunidade não podia se deslocar nas ruas. O comércio tinha fechado as portas e só abriria com autorização do chefe local. As crianças não podiam ir à escola. Ir trabalhar fora da favela se tornara um risco: podia-se ficar de uma hora para outra na linha do fogo cruzado. À noite, toque de recolher. Um helicóptero da polícia abatido. De dia, qualquer um se tornava um alvo fácil, para as quadrilhas que brigavam entre si ou para a polícia, que não tinha condições de discernir entre quem era morador e quem era bandido.
Toda essa confusão por causa de um único culpado: eu! Sim. Eu sou o culpado. Simples: eu sou o culpado porque sou eu quem compra a droga negociada por essas quadrilhas. Eles brigam por dinheiro. Vendem drogas, ganham dinheiro. Muito, mas muito dinheiro mesmo. São fuzis, bazucas, armas leves da mais alta tecnologia e de diferentes calibres. Munições que não se acaba mais. Tem que se rolar muito dinheiro para se comprar isso. Pois é, o comércio é lucrativo. A clientela é enorme e seleta. Eu, o viciado pobre, até roubo para comprar frequentemente; eu, o viciado rico das diversas classes, compro para bancar minhas raves e orgias; eu, o político influente, torro meu dinheiro e o do povo para saciar minhas vontades e de meus influentes convidados; eu, o jogador famoso, dou minhas cheiradas e tragos no pagode entre amigos. Eu compro, sou cliente vip e fiel. Banco a constante circulação da mercadoria. Portanto, se brigam por mais um ponto importante de venda é porque aquele é o ponto. Vai vender muito. Vai render muita grana. Por isso, está justificado o combate. Portanto, eu – o hipócrita – banco o tráfico e depois condeno a segurança pública.
Intervalo comercial. O próximo bloco traz outras pérolas. Mais desgraças, para variar. Desta vez a força da natureza agindo no perímetro urbano. As chuvas castigam a grande capital, o canal transborda e inunda residências. Carros são arrastados. O poder público mais uma vez é acusado de não tomar as providências cabíveis. Onde está a secretaria de obras? Os engenheiros locais não souberam dimensionar aquele velho canal? Para que servem tantas universidades cheias de professores e pesquisadores na área da hidrologia e hidráulica? Coitados. Para que irem tão longe e fundo no problema? Eis o culpado aqui. Perto de vocês. Eu. Eu de novo.
Aquele velho canal que corta a cidade deve receber águas pluviais. Águas de chuva, portanto. Águas, somente. As galerias de drenagem pluvial que conduzem os afluentes àquele velho canal são tubulações de grande diâmetro que foram dimensionadas e projetadas para conduzir água proveniente das chuvas que precipitam sobre o pavimento das ruas e – como não podem infiltrar e nem dá tempo de evaporar – escoam para as sarjetas, caem nas boca-de-lobos e ,por dentro das galerias, chegam até o velho canal. Eu, como não tenho nada a ver com essa parafernália toda, e como a tubulação é de grande diâmetro – portanto suporta tudo, como coração de mãe – ligo meu esgoto de casa na galeria. Eu, que não tenho muito tempo para grandes preocupações, jogo meu lixo na rua mesmo. Lixo que entra nas tubulações – né igual a coração de mãe? – e entope as galerias ou enchem de mais lixo o velho canal. Eu, que não tenho muita paciência e quero ver minha calçada sempre limpa, jogo aquele entulho de minha construção naquele terreno baldio. Se chover, as águas levam o lixo. E levam pro velho canal - esse coitado que agora conduz não mais somente águas pluviais. Esgoto, lixo, entulhos, pneus velhos. O que é pesado fica embaixo. Assim meu canal vai assoreando. Sua calha diminui. Por uma área, passa-se certa quantidade de líquido. Em se diminuindo essa área, logicamente que não passará a mesma quantidade de líquido. Esse líquido em excesso tem que ir para algum lugar. E vai. Transborda e vai para as ruas. Eu entupo as tubulações, contribuo para o assoreamento do velho canal, mas a culpa é dos engenheiros burros e do poder público que não toma as providências cabíveis.
Último bloco. Já num agüento tanta desgraça. Mas como tudo que está ruim pode piorar, vem a chamada: professora é espancada dentro da sala de aula por alunos. Com essa D. Maria Lucena – minha saudosa professora lá de Alagoinha, Paraíba – deve ter dado cambalhotas em seu túmulo. Bater numa professora dentro da sala de aula? Onde está a secretaria de educação? E da segurança? Desculpe-me, D. Maria Lucena. A culpa é minha.
Sim. Minha mesmo. Sou eu que quando meu filho tira notas baixas, pego o boletim e corro possesso para a escola tirar satisfação com a professora. Sou eu que culpo escola, diretor, coordenadora, psicóloga, os amigos. Meu filho não pode tirar essas notas. Uma esculhambação essa escola. Que método é esse que tão utilizando? Só porque sou separado e meu filho mora com a mãe e seu namorado? Que é que tem se ele usa brinco com dez anos de idade? Eu também não uso? Besteira. Pra que essa pressão no garoto? Sou eu que deixo meus filhos o dia todo na internet em casa, saio para trabalhar e deixo ele conhecer o mundo pela net. Vendo de tudo. Mas deixo a empregada com ele. Ela é boazinha sim. Não sei muito bem de onde ela é. Como é mesmo o nome dela? Nem converso com ela mesmo. Ele tem de tudo. Play Station 3. Última geração. Tem mais de 100 jogos. Tudo original, nada pirata. Foi uma fortuna. O computador dele é de ponta. Tem cam. Ele interage o dia todo com os amigos. Tem orkut, msn. Ele tem de tudo. Eita, já dormiu. Cheguei tarde de novo. Reuniões. Emprego bom para lhe proporcionar tudo de bom e melhor.
Não agüento. Desligo a televisão, com a certeza que sou eu quem está criando um ser sem amor que vai usar droga, bater na professora e não vai saber ser um cidadão. A culpa é minha. Mas é mais fácil culpar os outros. Pensando assim, consigo dormir mais tranqüilo.
Ádney (Nego)
Um Passarinho Me Falou

Reivindicando Por Alagoa Grande

Mais Próximo do Título

domingo, 28 de novembro de 2010
Morre Ex Prefeito de Remígio
O ex prefeito da cidade de Remígio, José Passos da Costa "Dr. Passos", faleceu neste sábado na cidade onde foi prefeito."Dr. Passos" também tentou ingressar na Assembléia Legislativa sem conseguir êxito nas tentativas.O seu corpo será sepultado neste domingo(28), às 17:00hs, na cidade onde em que governou.
Alagoinha: 3º aniversário do Serestão popular lota o pátio do Mercado
No último sábadoo (27) foi comemorado o aniversário do serestão popular, o show ficou por conta de Bira, Raphael Marrone e Djalma Santos.
Veja os clicks do blog.
Veja os clicks do blog.
Mais de 26 mil candidatos realizam provas do Vestibular da UEPB neste domingo

Neste primeiro dia de provas, os candidatos das áreas I, II, III e IV farão provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Produção Textual e Língua Estrangeira. Nesta segunda-feira, dia 29, as provas aplicadas serão as de Química e Física, para as áreas I, II e IV, e História, para a área III. Já os candidatos das áreas III e IV, realizam as provas de Geografia/ Matemática e Matemática/Biologia, respectivamente, nesta terça-feira, dia 30.
A avaliação terá início, pontualmente, às 8h, e prosseguirá até o meio-dia. Os candidatos devem comparecer ao local de provas com ao menos 30 minutos de antecedência, portando, obrigatoriamente, documento original com foto, com exceção daqueles que apresentarem Boletim de Ocorrência (BO) para os casos de perda ou roubo do documento.
A Comissão Permanente do Vestibular (Comvest) chama a atenção dos estudantes para que não levem nenhum tipo de aparelho eletrônico para o local de provas. Aparelhos celulares, Ipods, MP3, máquinas fotográficas, entre outros, estão proibidos. A proibição também se refere ao uso de bonés e relógios.
Detectores de metais serão utilizados em todos os 49 setores de provas (sendo 29 apenas em Campina Grande) do Vestibular 2011 da UEPB. Aqueles candidatos que, em algum momento, forem identificados portando algum dos equipamentos proibidos serão automaticamente eliminados do processo.
Os gabaritos e as provas de cada dia de avaliação serão disponibilizados no site da Comvest, sempre a partir das 13h30. A previsão para divulgação do resultado final do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba é o dia 4 de janeiro de 2011.
Eva Gouveia cotada para assumir Secretaria do governo em Campina
Eva Gouveia, deputada eleita e esposa do futuro vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia (PSDB), deve ser confirmada no cargo de secretária do governo em Campina Grande. O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) deve confirmar a informação na primeira quinzena de dezembro, quando pretende fazer o anuncio de sua equipe de governo.
Caso se confirme, assume a vaga de Eva Gouveia, que é filiada ao PTN, o suplente Reginaldo Pereira (PRP). Segundo informações, ele já teria recebido do governador Ricardo Coutinho a sinalização de que irá assumir a titularidade do mandato parlamentar.
Rômulo não confirmou a notícia de sua esposa será secretária de Estado. O argumento dele é de que a decisão pertence ao governador Ricardo Coutinho. Falam também que outros deputados eleitos serão convocados para assumir cargos de secretário no futuro governo, abrindo espaço para os respectivos suplentes.
Em recente entrevista ao programa “Rede Verdade”, da TV Arapuan, o deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB) defendeu o nome de Eva Gouveia para Secretaria de Interiorização, em Campina Grande.
Caso se confirme, assume a vaga de Eva Gouveia, que é filiada ao PTN, o suplente Reginaldo Pereira (PRP). Segundo informações, ele já teria recebido do governador Ricardo Coutinho a sinalização de que irá assumir a titularidade do mandato parlamentar.
Rômulo não confirmou a notícia de sua esposa será secretária de Estado. O argumento dele é de que a decisão pertence ao governador Ricardo Coutinho. Falam também que outros deputados eleitos serão convocados para assumir cargos de secretário no futuro governo, abrindo espaço para os respectivos suplentes.
Em recente entrevista ao programa “Rede Verdade”, da TV Arapuan, o deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB) defendeu o nome de Eva Gouveia para Secretaria de Interiorização, em Campina Grande.
Bancada do PMDB não vai abrir mão de espaço no Governo de Dilma, diz Hugo

Ele esteve reunido ontem com o governador José Maranhão (PMDB) para tratar deste e de outros assuntos políticos. Maranhão já é o nome de consenso no partido para ocupar o cargo a ser reinvindicado.
"O governador Maranhão tem mais de 50 anos de vida pública, sem nada que desabone sua carreira. Contribuiu muito para o PMDB", justificou o jovem parlamentar eleito.
Hugo ressaltou que a bancada do PMDB da Paraíba está forte, por ter "feito" dois senadores e a maioria dos deputados federais. "Vamos reinvindicar nosso espaço. Esse direito é nosso", pontuou Mota.
MAISPB
PSC assume apoio a Ricardo, mas vai lutar por cargo na futura Mesa
Marcone Ferreira
O PSC desistiu da presidência e já anunciou apoio a recondução do deputado Ricardo Marcelo (PSDB), o que não quer dizer que deixará de lutar por um posto na Mesa Diretora. Segundo informações, o partido ambiciona a 1ª Secretária, segundo cargo mais importante dentro da estrutura administrativa do Legislativo estadual.
“Nós queremos participar da próxima composição da Mesa Diretora que será formada no dia 1º de fevereiro, até porque temos motivos de sobra para estar reivindicando o cargo, principalmente porque temos uma bancada formada por quatro parlamentares”, afirmou o deputado Arnaldo Monteiro.
Além de Arnaldo, a bancada do PSC elegeu os deputados Carlos Batinga, Guilherme Almeida e Vituriano Abreu. “Qualquer um deles tem condições de assumir os cargos da mesa; são todos experientes”, destacou Monteiro.
Nesta semana, o partido anunciou apoio a reeleição do deputado Ricardo Marcelo, atual presidente da Assembleia Legislativa.
RC quer preservar pró-tempores ‘antigos’ do Estado
O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) assegurou durante entrevista a uma emissora de rádio da Capital, que vai lutar para não demitir os prestadores de serviço que trabalham há mais de 15 anos. O socialista Disse que vai procurar o Ministério Público Estadual (MPE) para adiar o cumprimento da recomendação em relação ao demais servidores.
Ricardo revelou que considera injusta a recomendação do MP, tendo em vista que assim que assumir o comando do Executivo Estadual terá poucos dias para cumpri-la. “Não é justo que tomemos uma medida como esta em apenas 15 dias de gestão. Por outro lado, o atual Governo tem 30 dias e não fará nada para atender a recomendação, como já deixou mais claro”, desabafou.
Além disso, o governador eleito criticou a atual situação do Estado, que, segundo ele, está infringido o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), comprometendo mais de 54% da receita com a folha de pessoal.
“Não podemos permanecer desta forma, com um orçamento do Estado comprometido para pagamento da folha de pessoal. Temos que reverter este quadro e ajustar a receita para outros investimentos”, comentou.
Ricardo disse ainda, que assim que assumir o Governo do Estado vai procurar o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, em busca de resolver o problema e pedir a ampliação do prazo para cumprimento da recomendação, tendo em vista que em 15 dias não terá como levantar toda a situação e promover concurso publico para preenchimento dos cargos ocupados irregularmente por prestadores.
De acordo com o governador eleito, com a recomendação do MPE, dando um prazo de 45 dias para que o Governo do Estado exonere todos os servidores contratados sem a aprovação em concurso público, sua equipe de transição foi orientada a analisar de forma mais detalhada o quadro de prestadores de serviços contratados pela administração estadual, que ultrapassam a 30 mil, conforme informou o próprio MPE.
Segundo Ricardo, uma das missões da equipe de transição é exatamente verificar quais as pessoas que realmente prestam serviços ao Estado. Porque há, de acordo com ele, a suspeita de que nesta categoria de servidores públicos pode haver “fantasmas”, ou seja pessoas que têm apenas o contracheque e não comparecerem para trabalhar.
Ricardo Coutinho afirmou que também no futuro Governo que será instalado a partir de 1º de janeiro, os prestadores de serviço cumpridores de sua obrigação serão analisados com clareza e dignidade. “Tem servidor exercendo a função há mais de 15 anos. Esses podem ficar tranquilos, porque farei o que for possível para segurá-los em suas funções”, concluiu.
Paraíba Já com informações do CP
Ricardo revelou que considera injusta a recomendação do MP, tendo em vista que assim que assumir o comando do Executivo Estadual terá poucos dias para cumpri-la. “Não é justo que tomemos uma medida como esta em apenas 15 dias de gestão. Por outro lado, o atual Governo tem 30 dias e não fará nada para atender a recomendação, como já deixou mais claro”, desabafou.
Além disso, o governador eleito criticou a atual situação do Estado, que, segundo ele, está infringido o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), comprometendo mais de 54% da receita com a folha de pessoal.
“Não podemos permanecer desta forma, com um orçamento do Estado comprometido para pagamento da folha de pessoal. Temos que reverter este quadro e ajustar a receita para outros investimentos”, comentou.
Ricardo disse ainda, que assim que assumir o Governo do Estado vai procurar o procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, em busca de resolver o problema e pedir a ampliação do prazo para cumprimento da recomendação, tendo em vista que em 15 dias não terá como levantar toda a situação e promover concurso publico para preenchimento dos cargos ocupados irregularmente por prestadores.
De acordo com o governador eleito, com a recomendação do MPE, dando um prazo de 45 dias para que o Governo do Estado exonere todos os servidores contratados sem a aprovação em concurso público, sua equipe de transição foi orientada a analisar de forma mais detalhada o quadro de prestadores de serviços contratados pela administração estadual, que ultrapassam a 30 mil, conforme informou o próprio MPE.
Segundo Ricardo, uma das missões da equipe de transição é exatamente verificar quais as pessoas que realmente prestam serviços ao Estado. Porque há, de acordo com ele, a suspeita de que nesta categoria de servidores públicos pode haver “fantasmas”, ou seja pessoas que têm apenas o contracheque e não comparecerem para trabalhar.
Ricardo Coutinho afirmou que também no futuro Governo que será instalado a partir de 1º de janeiro, os prestadores de serviço cumpridores de sua obrigação serão analisados com clareza e dignidade. “Tem servidor exercendo a função há mais de 15 anos. Esses podem ficar tranquilos, porque farei o que for possível para segurá-los em suas funções”, concluiu.
Paraíba Já com informações do CP
Aguinaldo Ribeiro: “É preciso acabar com o vaivém na política”

Ribeiro enfatizou que a aliança celebrada com Maranhão para as eleições ocorreu circunstancialmente, fruto de uma “posição na defesa do interesse partidário”.
O deputado foi evasivo sobre a postura do PP daqui por diante: “Vamos fazer uma reunião para avaliar o pleito. Mas não é mais possível a política da Paraíba ir numa linha de mesquinharia.”
“É preciso acabar com o vaivém (na política), que não recomenda bem. As pessoas não vêm com bons olhos”, registrou Aguinaldo, reiterando que a situação do PP neste ano na Paraíba foi excepcional.
*Fonte: Aparte/JP
sábado, 27 de novembro de 2010
Hoje acontece a maior seresta de Alagoinha
O início será as 20:00hs no pátio do mercado.
Mesas Grátis. Apoio do comércio local, Rádio Alagoinha FM, Rádio Cidade Alternativa Prefeitura e Câmara Municipal.
Alagoa Grande: Haja Sofrimento
Comoção marca o sepultamento de Salomão Gadelha
Sob um clima de extrema comoção, o corpo do ex-prefeito Salomão Gadelha (PMDB) foi enterrado às 19h00 desta sexta-feira (26), no cemitério São João Batista, na cidade de Sousa. Antes, porém, foi celebrada uma missa na Igreja do Bom Jesus, com a presença de diversos políticos paraibanos, entre eles o governador José Maranhão (PMDB).
O ex-prefeito Salomão Gadelha morreu, ontem, aos 53 anos após sofrer um acidente de trânsito na BR 230. O velório foi realizado na Prefeitura Municipal de Sousa e, segundo levantamento da Polícia Militar, reuniu cerca de 2 mil pessoas.
O acidente que vitimou o ex-prefeito de Sousa aconteceu no início da noite de ontem, entre as cidades de São Bento e Pombal, no Sertão Paraibano. Salomão viajava de João Pessoa para Sousa, onde ministraria uma palestra sobre Petróleo em um evento organizado pela Universidade Federal de Campina Grande.
A colisão aconteceu a 5 km de distância de Pombal, para onde o corpo foi levado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o carro que Salomão Gadelha dirigia, um Astra, bateu em uma caminhonete Mitsubishi L200 de propriedade Ibama.
O veículo conduzido pelo ex-prefeito teria rodopiado na pista úmida e batido a traseira na frente da caminhonete. Salomão morreu na hora. Segundo testemunhas, o impacto foi tão forte que seu corpo foi lançado para o banco de trás do carro.
Na caminhonete, viajavam quatro funcionários do Ibama. Dois deles ficaram feridos, o motorista Fábio Andrade Diniz, de 44 anos, e o passageiro Walber Feijó de Oliveira, de 33, que sofreram ferimentos leves. Eles foram submetidos a exames em um hospital de Pombal e em seguida foram liberados.
Paraiba Já
O ex-prefeito Salomão Gadelha morreu, ontem, aos 53 anos após sofrer um acidente de trânsito na BR 230. O velório foi realizado na Prefeitura Municipal de Sousa e, segundo levantamento da Polícia Militar, reuniu cerca de 2 mil pessoas.
O acidente que vitimou o ex-prefeito de Sousa aconteceu no início da noite de ontem, entre as cidades de São Bento e Pombal, no Sertão Paraibano. Salomão viajava de João Pessoa para Sousa, onde ministraria uma palestra sobre Petróleo em um evento organizado pela Universidade Federal de Campina Grande.
A colisão aconteceu a 5 km de distância de Pombal, para onde o corpo foi levado. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o carro que Salomão Gadelha dirigia, um Astra, bateu em uma caminhonete Mitsubishi L200 de propriedade Ibama.
O veículo conduzido pelo ex-prefeito teria rodopiado na pista úmida e batido a traseira na frente da caminhonete. Salomão morreu na hora. Segundo testemunhas, o impacto foi tão forte que seu corpo foi lançado para o banco de trás do carro.
Na caminhonete, viajavam quatro funcionários do Ibama. Dois deles ficaram feridos, o motorista Fábio Andrade Diniz, de 44 anos, e o passageiro Walber Feijó de Oliveira, de 33, que sofreram ferimentos leves. Eles foram submetidos a exames em um hospital de Pombal e em seguida foram liberados.
Paraiba Já
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Destaque no Blog: O Senhor Paulo Cabral
Seu Paulo Cabral merece o destaque no Nosso Blog.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
DESPERDÍCIO DO DINHEIRO PÚBLICO: Prefeitura de Araçagi gasta quase mil reais em lanches

Das 223 prefeituras paraibanas, pelo menos 139 afirmam que terão dificuldades para pagar o 13º salário dos servidores municipais este ano.
Na contramão das 139 prefeituras do estado que terão dificuldades para honrar o compromisso do 13º salário com os servidores, a prefeitura de Araçagi viaja em céu de brigadeiro no tocante ao equilíbrio financeiro. Basta lembrar no mês de agosto a prefeitura gastou cerca de R$. 850 reais em almoços e lanches, conforme empenho de nº 0003161 em nome da Lanchonete e Restaurante do Posto, sem falar em quase R$. 2.500 reais gastos em diárias no Victor Hotel em Guarabira.
Para um município que tem como principal fonte de renda o FPM, está gastando muito com supérfulo. Portanto, não há razão para que o prefeito Onildo Câmara, não honre o sagrado compromisso de manter em dia o pagamento dos barnabés municipal, que o desperdício do dinheiro público não afete as finanças do município.
O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional originada da arrecadação total de Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), na proporção de 23,5%. São 22,5% depositados mensalmente e 1% no dia 10 de dezembro de cada ano. O cálculo das quotas referentes ao FPM, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), é feito com base nos dados populacionais fornecidos pelo IBGE e não levam em conta as mudanças na população de um ano para o outro.
Aguinaldo Mota com Aluizio Alves
Salomão Gadelha morre em acidente no Sertão

De acordo com as primeiras informações, o ex-prefeito viajava em um veículo de João Pessoa para o Sousa quando colidiu de frente com um outro carro.
Ainda de acordo com as informações iniciais, o carro que colidiu com o veículo do ex-prefeito pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Segundo informações de pessoas que estão no local, uma equipe de resgate ainda está tentando retirar o corpo de Salomão que permanece preso às ferragens.
Mais informações em instantes.
Energisa troca geladeiras de consumidores de baixa renda
A Energisa realizou mais uma etapa da troca de geladeiras nas residências de consumidores de baixa renda atendidos pelo Projeto Energisa Comunidades. Desenvolvido pela Energisa desde 2005, este ano, a entrega das geladeiras começou na segunda quinzena de novembro nas comunidades Padre Zé, Taipa, Santa Emília de Rodat, Parque dos Ipês, Citex, Várzea Nova, Baleado, Jardim Esther e Fac-José Américo, em João Pessoa, além de Marcos Moura, em Santa Rita, e nas comunidades Angelim, Frei Damião, Jardim Sorrilândia, Guanabara e Várzea da Cruz, em Sousa.
A ação será concluída até o final de abril de 2011. Serão contempladas também as comunidades Grotão, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Riachinho, Boa Esperança e Laranjeiras, em João Pessoa. Em Santa Rita, Heitel Santiago, bem como São Lourenço e Mutirão, em Bayeux.
Na grande João Pessoa e em Sousa, a Energisa substituirá 3.250 geladeiras para os consumidores selecionados nas 24 comunidades carentes. Já na região da Borborema, serão substituídas 348 geladeiras para os consumidores selecionados em cinco comunidades de Campina Grande: Atalaia, Jeremias, Mutirão, Jardim Verdejantes e Três Irmãs.
No ato da entrega, a Energisa recolhe as geladeiras antigas, cujo consumo de energia é muito alto. As novas geladeiras, com capacidade para 300 litros, consomem apenas 23 kilowatts/hora por mês.
“Grande parte dos nossos consumidores de baixa renda têm geladeiras em mau estado e esse eletrodoméstico é responsável por 70% do consumo desse tipo de usuário. A seleção dos beneficiados leva em conta o grau de depreciação do equipamento e a situação precária das instalações elétricas", conta o Assessor de Responsabilidade Social da Energisa, José Carlos Mascarenhas.
Além da substituição das geladeiras, a Energisa promove a distribuição de lâmpadas fluorescentes para substituir as incandescentes e a reforma nas instalações internas das residências dos consumidores, como forma de reduzir o consumo de energia, uma vez que a fiação elétrica em mau estado aumenta o consumo e também pode danificar os eletrodomésticos e causar acidentes.
"Se conseguirmos diminuir o consumo desses clientes, eles podem se encaixar na tarifa especial para baixa renda. Dessa forma, esperamos contribuir para que eles possam manter o conforto e a segurança com diminuição do valor da sua conta de luz", afirma José Carlos Mascarenhas.
Com essa medida, a Energisa pretende não só adequar a conta de luz ao orçamento das famílias de baixa renda, evitando, por conseqüência, a inadimplência e as ligações clandestinas, como também estimular e educar os clientes para o consumo consciente de energia elétrica.
O Projeto Energisa Comunidades, além de promover palestras e atividades que visam educar a população para o uso racional e seguro da energia elétrica, desenvolve atividades de conscientização sobre seus direitos e deveres, resgate da autoestima e valorização da cidadania.
O projeto atualmente contempla 58 comunidades, na Grande João Pessoa, Campina Grande e Sousa, no alto sertão paraibano. Desde sua implantação, 74.580 famílias foram atendidas, por meio das seguintes ações:
Substituição de mais de 168.148 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas.
Substituição de 5.722 geladeiras depreciadas por novas.
Reforma de instalações elétricas em 6.902 residências.
Em 2010:
32.340 famílias atendidas60.284 lâmpadas substituídas2.990 reformas realizadas
A ação será concluída até o final de abril de 2011. Serão contempladas também as comunidades Grotão, Gervásio Maia, Colinas do Sul, Riachinho, Boa Esperança e Laranjeiras, em João Pessoa. Em Santa Rita, Heitel Santiago, bem como São Lourenço e Mutirão, em Bayeux.
Na grande João Pessoa e em Sousa, a Energisa substituirá 3.250 geladeiras para os consumidores selecionados nas 24 comunidades carentes. Já na região da Borborema, serão substituídas 348 geladeiras para os consumidores selecionados em cinco comunidades de Campina Grande: Atalaia, Jeremias, Mutirão, Jardim Verdejantes e Três Irmãs.
No ato da entrega, a Energisa recolhe as geladeiras antigas, cujo consumo de energia é muito alto. As novas geladeiras, com capacidade para 300 litros, consomem apenas 23 kilowatts/hora por mês.
“Grande parte dos nossos consumidores de baixa renda têm geladeiras em mau estado e esse eletrodoméstico é responsável por 70% do consumo desse tipo de usuário. A seleção dos beneficiados leva em conta o grau de depreciação do equipamento e a situação precária das instalações elétricas", conta o Assessor de Responsabilidade Social da Energisa, José Carlos Mascarenhas.
Além da substituição das geladeiras, a Energisa promove a distribuição de lâmpadas fluorescentes para substituir as incandescentes e a reforma nas instalações internas das residências dos consumidores, como forma de reduzir o consumo de energia, uma vez que a fiação elétrica em mau estado aumenta o consumo e também pode danificar os eletrodomésticos e causar acidentes.
"Se conseguirmos diminuir o consumo desses clientes, eles podem se encaixar na tarifa especial para baixa renda. Dessa forma, esperamos contribuir para que eles possam manter o conforto e a segurança com diminuição do valor da sua conta de luz", afirma José Carlos Mascarenhas.
Com essa medida, a Energisa pretende não só adequar a conta de luz ao orçamento das famílias de baixa renda, evitando, por conseqüência, a inadimplência e as ligações clandestinas, como também estimular e educar os clientes para o consumo consciente de energia elétrica.
O Projeto Energisa Comunidades, além de promover palestras e atividades que visam educar a população para o uso racional e seguro da energia elétrica, desenvolve atividades de conscientização sobre seus direitos e deveres, resgate da autoestima e valorização da cidadania.
O projeto atualmente contempla 58 comunidades, na Grande João Pessoa, Campina Grande e Sousa, no alto sertão paraibano. Desde sua implantação, 74.580 famílias foram atendidas, por meio das seguintes ações:
Substituição de mais de 168.148 lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas.
Substituição de 5.722 geladeiras depreciadas por novas.
Reforma de instalações elétricas em 6.902 residências.
Em 2010:
32.340 famílias atendidas60.284 lâmpadas substituídas2.990 reformas realizadas
2.785 geladeiras distribuídas
Sine-JP recruta trabalhadores em Alagoa Grande para indústria
O Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP) vai dar início a uma ação com o objetivo de recrutar trabalhadores em outros municípios do Estado. Neste sábado (27), a equipe estará em Alagoa Grande (localizado a 107 quilômetros da Capital) ministrando palestra em parceria com a indústria de alimentos Sadia, que está oferecendo 300 vagas para trabalhadores paraibanos destinadas à unidade da empresa em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.
A palestra acontecerá às 14h, no auditório da Prefeitura do Município. De acordo com a chefe de Intermediação de Mão-de-Obra do Sine-JP, Patrícia de Azevedo Marcelino, 90 trabalhadores já estão inscritos para participar do evento. Na palestra, eles serão informados sobre questões salariais, condições de trabalho e benefícios oferecidos pela empresa.
Para as próximas semanas, estão confirmados eventos também nas cidades de Alagoinha, Juarez Távora, Belém e Patos. Na Capital, os interessados em participar da seleção da Sadia devem procurar o Sine-JP, na rua Cardoso Vieira, 85, bairro do Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e o PIS. É necessário ter mais de 18 anos de idade.
Não é exigida experiência anterior e todo o treinamento necessário para a execução do cargo será oferecido pela empresa, que também se responsabiliza pelo deslocamento dos novos funcionários de João Pessoa ao local de trabalho (ônibus, refeição e banho). A Sadia oferece aos funcionários, ainda, alguns benefícios optativos, como assistência médico e odontológica, vale transporte, vale refeição e moradia.
A palestra acontecerá às 14h, no auditório da Prefeitura do Município. De acordo com a chefe de Intermediação de Mão-de-Obra do Sine-JP, Patrícia de Azevedo Marcelino, 90 trabalhadores já estão inscritos para participar do evento. Na palestra, eles serão informados sobre questões salariais, condições de trabalho e benefícios oferecidos pela empresa.
Para as próximas semanas, estão confirmados eventos também nas cidades de Alagoinha, Juarez Távora, Belém e Patos. Na Capital, os interessados em participar da seleção da Sadia devem procurar o Sine-JP, na rua Cardoso Vieira, 85, bairro do Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e o PIS. É necessário ter mais de 18 anos de idade.
Não é exigida experiência anterior e todo o treinamento necessário para a execução do cargo será oferecido pela empresa, que também se responsabiliza pelo deslocamento dos novos funcionários de João Pessoa ao local de trabalho (ônibus, refeição e banho). A Sadia oferece aos funcionários, ainda, alguns benefícios optativos, como assistência médico e odontológica, vale transporte, vale refeição e moradia.
Deputados federais da Paraíba gastaram R$ 31 mil com viagens nacionais e internacionais

O deputado que mais viajou foi Luiz Couto, do PT, que na maioria das vezes teve que se deslocar para outros Estados para investigar casos de exploração sexual e violação dos direitos humanos. Couto viajou sete vezes, sendo três para o exterior, nos anos de 2009 e 2010 e gastou R$ 7.609,63 mil. Este ano o parlamentar usou R$ 300 em passagens e o restante foi utilizado no ano passado.
Em segundo lugar na lista dos que mais gastaram com diárias para viagens está o vice-governador eleito, Rômulo Gouveia (PSDB), que viajou quatro vezes, sendo três para o exterior. Ao todo, Rômulo usou R$ 7.014,32 mil com passagens. Em 2010 o atual deputado federal fez apenas uma viagem no valor de R$ 150,00 para o Rio de Janeiro. Rômulo participou de conferências e assembléias.
Damião Feliciano (PDT) foi o terceiro deputado que mais gastou com passagens, embora tenha viajado apenas duas vezes, todas em 2009. Foi gasto, ao todo, pelo pedetista, R$ 6.036,46 mil. Entre as viagens feitas pelo parlamentar está uma visita ao Vietnã, para celebrar os 20 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã.
Marcondes Gadelha (PSC) também só usou diárias para viajar em 2009 quando foi aos Estados Unidos e ao Panamá. Com as duas viagens o parlamentar gastou R$ 5.130,99 mil. Nos Estados Unidos Gadelha foi a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. No Panamá ele participou da 25ª Assembleia Ordinária do Parlatino.
A Inglaterra foi visitada pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB) que, em 2009, fez uma visita oficial ao Reino Unido, a fim de participar de missão empresarial junto aos setores farmacêutico e médico hospitalares para avaliar as possibilidades de cooperação entre os dois países e gastou R$ 3.018,23 mil.
Wilson Braga (PMDB) e Major Fábio (DEM) foram os que menos viajaram e, consequentemente, os que menos gastaram. Braga gastou R$ 1.810,94 mil com uma viagem a Suíça e Major Fábio R$ 450 indo ao Rio de Janeiro.
Nice Almeida
PolíticaPB
AL entrega medalha Epitácio Pessoa ao jurista José Fernandes de Andrade
José Fernandes de Andrade é Natural de Alagoinha
O Poder Legislativo da Paraíba outorgou na tarde desta quarta-feira (24/11) diploma e medalha “Epitácio Pessoa” ao jurista José Fernandes de Andrade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado ao segmento jurídico paraibano.
A entrega da honraria foi feita durante sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Pedro Medeiros.
O deputado João Gonçalves (PSDB), autor da propositura, fez a saudação ao homenageado, ocasião em ressaltou o vasto currículo do juiz federal aposentado José Fernandes de Andrade.
“O jurista José Fernandes de Andrade se destacou em todas as funções que exerceu, com destaque na justiça federal e, antes, na Procuradoria Geral de Justiça do Estado”, declarou João Gonçalves.
“A sessão que ora participamos, é o maior evento e a maior homenagem da minha vida pública”, declarou José Fernandes de Andrade, ao iniciar o discurso de agradecimento. “É um momento ímpar para qualquer cidadão subir na tribuna desta magnífica Casa para receber a mais alta comenda outorgada pelo Poder Legislativo da Paraíba. Por isso, não posso esconder a emoção que toma conta da minha alma neste momento sublime”, acrescentou.
Advogado militante, e natural da cidade de Alagoinha, José Fernandes de Andrade tem relevantes serviços prestados nas esferas municipal, estadual e federal. No Estado, foi, por duas vezes, procurador geral de Justiça. Na década 80, fez o curso de Ciclos de Extensão na famosa Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Exerceu também a secretaria geral do Tribunal de Contas de Estado. Depois ingressou, via concurso, na justiça federal, no cargo de juiz federal substituto.
A sessão solene contou com as presenças do procurador geral do estado, Edísio Souto, que, na ocasião, representou o governador José Maranhão; do desembargador José Ricardo Porto, representando do Tribunal de Justiça da Paraíba; do advogado Odon Bezerra, presidente da OAB-PB; entre outras autoridades.

A entrega da honraria foi feita durante sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Pedro Medeiros.
O deputado João Gonçalves (PSDB), autor da propositura, fez a saudação ao homenageado, ocasião em ressaltou o vasto currículo do juiz federal aposentado José Fernandes de Andrade.
“O jurista José Fernandes de Andrade se destacou em todas as funções que exerceu, com destaque na justiça federal e, antes, na Procuradoria Geral de Justiça do Estado”, declarou João Gonçalves.
“A sessão que ora participamos, é o maior evento e a maior homenagem da minha vida pública”, declarou José Fernandes de Andrade, ao iniciar o discurso de agradecimento. “É um momento ímpar para qualquer cidadão subir na tribuna desta magnífica Casa para receber a mais alta comenda outorgada pelo Poder Legislativo da Paraíba. Por isso, não posso esconder a emoção que toma conta da minha alma neste momento sublime”, acrescentou.
Advogado militante, e natural da cidade de Alagoinha, José Fernandes de Andrade tem relevantes serviços prestados nas esferas municipal, estadual e federal. No Estado, foi, por duas vezes, procurador geral de Justiça. Na década 80, fez o curso de Ciclos de Extensão na famosa Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro. Exerceu também a secretaria geral do Tribunal de Contas de Estado. Depois ingressou, via concurso, na justiça federal, no cargo de juiz federal substituto.
A sessão solene contou com as presenças do procurador geral do estado, Edísio Souto, que, na ocasião, representou o governador José Maranhão; do desembargador José Ricardo Porto, representando do Tribunal de Justiça da Paraíba; do advogado Odon Bezerra, presidente da OAB-PB; entre outras autoridades.
//Pb Online.//
Já está funcionando o Celular do Conselho tutelar de Alagoinha

O Nº é 8761 - 2742
Pegou ar: Atenção você que tem inveja de Ismael, ele lhe envia um recado
Eu bebo sim, estou vivendo
Tem que não bebe e de inveja e liso estão morrendo".
//Ismael//
30 de Novembro a Câmara de Alagoinha completará 55 Anos de instalação e 5 Anos da Homenagem prestada aos Ex-Presidentes Pelo então presidente Horácio

Em 30 de novembro de 2005, a Câmara Municipal de Alagoinha, completou 50 anos de instalação. Para o cinqüentenário, o presidente, vereador Horácio Montenegro, realizou grande festa em memorável homenagem prestada aos ex-presidentes, exibindo um documentário sobre a história de cada um, entregando Certificado de Honra ao Mérito aos ex-presidentes ou aos familiares dos já falecidos. A festa ainda contou com a presença do ex-governador Cássio Cunha Lima em que na oportunidade, recebeu das mãos do presidente Horário Montenegro, o Título de Cidadão Alagoinhense, tornando-o por adoção, irmão nosso.
O blog parabeniza o ex-presidente Horário Montenegro pela brilhante festa e pelo abalizado documentário relatando de forma breve, a passagem de cada presidente pela gestão da Câmara Municipal de Alagoinha, que foi disponibilizado pelo ex-presidente Horácio para o blog presentear seus leitores com a História dos presentes da Cada Nicomedes Martins.
Ao amigo Horácio Montenegro, declinamos os agradecimentos do Blog.
Assinar:
Postagens (Atom)